Por que é realmente importante ter um site?

Por que é realmente importante ter um site?

Todo mundo usa a internet para alguma coisa, hoje em dia né? Eu uso, você usa e seus clientes com certeza. Nesse post vou falar sobre como você pode ganhar mais clientes e ter posicionamento de uma marca com um site.

Segundo a NZN intelligence, empresa de pesquisa de mercado, 74% das pessoas preferem a modalidade de compras online. Além disso, 63% das experiências de compra começam online, a chamada jornada de compra. Ou seja antes de comprar seu produto ou serviço o cliente pesquisa sobre sua empresa ou marca pessoal. Mas e se você não estiver lá? Pois é, as chances de perder esse cliente para os concorrentes é grande né? E você não quer isso!

Nesse caso, você já tem um motivo para ter um site, mas eu vou mostrar outros. Continue comigo! Você já entendeu que seus clientes estão online, então vamos falar de uma parte técnica, mas bem importante: O site. 

Afinal, o que é um site?

Tecnicamente, um site é um conjunto de páginas web( Documento de hipertexto) armazenado em uma pasta, num servidor. Logo website é um lugar na rede, a rede mais comum é a rede de internet, essa que nós usamos.

Além de saber o que é um site, é preciso conhecer seus tipos, já que cada um será adequado de acordo com o modelo de empresa ou marca pessoal.

  • Site institucional : É um site desenvolvido para apresentar o seu negócio.Muito utilizado por prestadores de serviço e empresas, pois é possível conhecer os serviços prestados e pedir um orçamento por exemplo. É um site com inúmeras possibilidades como marcar consultas ou aulas,disponibilizar agenda, chat online, whatsapp business e outros recursos.
  • Loja virtual/e-commerce :É um site onde os clientes podem realizar todo o processo de compra, efetivar o pagamento e aguardar a compra no seu endereço. Esse site é ideal para quem vende produtos com estoque ou pronta entrega.
  • Landing Page: É uma página criada para conversão, ou seja ela é preparada para receber o cliente e realizar alguma conversão. Pode ser uma venda ou captura de email. Muito utilizada para vender produtos digitais, como cursos e ebooks.
  • Blog: É um site onde texto são compartilhados e divididos em tags ou seja categorias. Muito utilizado para o marketing de conteúdo pois trabalha assuntos profundamente, diferentes das redes sociais. Ele pode estar dentro de um site e ser utilizado para aumentar a visibilidade do site, assim como esse que você está lendo. Ou somente o blog onde é possível monetizar através de anúncios. Um blog também é ótimo para ganhar autoridade em um determinado assunto, através de conteúdos com maior profundidade.
  • Marketplaces: È um site com espaço de revenda, onde pequenos comerciantes compram espaços ou pagam e compartilham seus produtos ou serviços. Ideal para quem deseja montar um marketplace e ter esse sistema como negócio.
  • Delivery: É um site onde o cliente efetua a compra de alimentos e bebidas para receber em suas casa através de entregas. Muito utilizado por lanchonetes e restaurantes, também por lojas de bebidas e casas de carne.

Esses são alguns modelos mais comuns de site, lembrando que é possível desenvolver qualquer projeto para a web.

Para escolher o melhor tipo de site, é preciso saber qual o seu negócio e objetivo.


Aqui na Agencia 301, sempre analisamos qual modelo será mais adequado para o cliente e trará maiores resultados.


Agora que você já sabe o que é um site e quais tipos existem, vamos falar dos benefícios.

São inúmeros mas nós escolhemos três para explorar:

1- Posicionar profissionalmente o seu negócio ou marca pessoal:

Ter um site passa credibilidade e confiança. É a impressão de uma imagem profissional onde seu cliente vai poder conhecer melhor a empresa. Com domínio próprio sua empresa terá seu email comercial, essa comunicação poderá ser usada por você e também colaboradores.

2- Aparecer nos mecanismos de buscas(Google):

Como falamos no início a jornada de compra são todos os passos que seu cliente executa para comprar seu produto ou serviço.
Buscar no google ou outro buscador é o primeiro passo da maioria das pessoas. Ao ter um site com técnicas de SEO( vamos falar sobre isso , mais a frente), você aparecerá para clientes com a intenção de comprar e suas chances de vendas aumentaram 100%.

3- Aumente suas vendas:

As possibilidade de divulgação aumentam quando se tem um site, anúncios no google são um exemplo. Nas redes sociais como facebook e instagram só é possível aprovar a sacolinha ou catálogo se você tiver um site.


Conclusão, independente do modelo de site, é extremamente importante ter um, se você desejar ter um negócio ou marca de sucesso. Tem dúvidas sobre o desenvolvimento de sites? Deixe seu comentário!